Skip to content

SÁBADO 25 PRÓXIMO

35º Ciclo Bimestral Dependência Química, Compulsões e Sociedade
´´AGRESSIVIDADE, ABSTINÊNCIA, IMPULSIVIDADE E RESILIÊNCIA´´
´´Porque é difícil entender, explicar a irritabilidade e a agressividade do compulsivo mesmo em abstinência?!!´´
Nestes últimos dois meses, aprofundamos nesse tema importante, oriundo de tantas queixas familiares, e sempre trazendo mais dúvidas, mesmo em buscas pela sua explicação, compreensão, entendimento…
Pudemos observar a agressividade como comportamento emocional, constitucional necessário pra a auto conservação e conservação da espécie.
Parte do afeto, é natural e os animais trazem consigo um impulso agressivo.
Assim entendemos algumas reações agressivas desde a infância, da criança que assim chama a atenção dos pais, dos adultos em geral quando elas estão ou sentem-se frágeis, inseguras…
Cometamos e aprofundamos na Classificação da Agressividade Humana, sendo comentada a agressão hostil, a agressão instrumental, agressão direta, agressão deslocada, a auto agressão, a agressão aberta, agressão dissimulada e a agressão inibida.
´´Porque é difícil entender, explicar a irritabilidade e a agressividade do compulsivo mesmo em abstinência?!!´´
Trouxe ainda compreensão sobre a Agressividade e crescimento, a Socialização da agressividade.
O comportamento agressivo principalmente em relação aos pais, à criança, à violência e também sobre a agressividade e depressão.
Em termos neurológicos pudemos entender a Agressividade e o Desenvolvimento Glandulares no adolescente. A correlação tamanho das amigdalas e a agressividade na adolescência e seu descompasso desse crescimento em relação ao cortéx pré frontal que vem a explicar fases de maior agressividade durante o desenvolvimento e a passagem à fase adulta.
Aprofundamos na Violência doméstica e Bullying.
Abordamos ainda a fisiologia da agressividade com entendimentos e temas que comentam sobre Testosterona, Libido e Agressividade.
Até então abrir conclusões da Psicanálise e Agressividade.
O grupo contou com a frequência de seus participantes todas as segundas feiras, tornando possível esse trabalho e todos esses encontros.
Assim agradecemos a todos os envolvidos e solicitamos sua permanência pois produz um crescimento para nosso próprio conhecimento, crescimento e realização profissional, pessoal e de forma geral para o próprio grupo retornando aos seus participantes essa possível evolução, crescimento ou realização!
Algumas discussões foram acrescidas de comentários e textos jornalísticos televisivos ou escritos associadas ao nosso cotidiano, já que infelizmente algumas situações violentas urbanas puderam fazer partes de alguns de nossos entendimentos. Como os casos de abuso sexual coletivo no Rio de Janeiro e a morte de uma criança sobre os domínios do crime em São Paulo.
Peculiar ao grupo, os comentários visaram oportunamente também as agressões no âmbito social.
Convidamos mais uma vez aos interessados, para que participem desse encontro/evento.
Será mais um momento de bastante reflexão e possível compreensão.
Fatores fundamentais para o que pretendemos com o trabalho de Prevenção e Precaução.
Compareça.
Evento gratuito.
Sábado próximo, 25 de junho 09:00 às 12:00 hrs – pontualmente!
Aos que desejarem podem contribuir com agasalhos para doações específicas que serão destinadas a um centro de tratamento.
Mais uma vez muito obrigado!

About the Author

Psicóloga técnica da clinica Lysanias Paramitas Psicologia e saúde

Related Posts

Comments

There are no comments on this entry.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Add a Comment

Optional

Optional